20/01/08

Casados Vivem Mais

"Casar fortalece o sistema de defesa do organismo e contribui para a solução de problemas de depressão".
"Os efeitos do casamento atingem níveis satisfatórios ao nível emocional".

Estas são, duas das conclusões a que chegaram na Universidade de Ohio, nos EUA, depois de inquiridos três mil solteiros e também pessoas casadas.

Segundo a organização da Exponoivos que teve lugar este fim de semana na Exponor, em Matosinhos, que divulgou o estudo norte-americano,existem outros dois estudos, realizados em Inglaterra, nas Universidades de Birmingham e Warwick que chegam às seguintes conclusões: "A relação a dois se torna positiva, também,na prevenção de doenças cardíacas e do vírus da gripe." e "Permanecer solteiro pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar".

Não sei se estes estudos são recentes,mas todos sabemos que as mentalidades têm mudado muito. Os casamentos realizavam-se, e tinham bastantes hipóteses de resultar bem. Quanto aos seus efeitos na saúde, acredito que era bom, pois casamentos felizes melhoram a saúde, porque dividimos os problemas com alguém, e problemas nunca deram saúde.

Hoje, já não tenho tanta certeza de que o casamento melhore a saúde. A vida está complicada e sei de projectos de casamentos que são adiados. É que, como diziam os antigos: quanto maior é a nau maior é a tormenta. E aquela do amor e uma cabana, também pertence ao passado.

Se as pessoas que pensam casar, se preparassem conscientemente para o acto, e procurassem conhecer-se bem, e fizessem um plano de vida conjugal, estou certo que mais casamentos resultariam, e até haveria mais saúde.
Qual é a sua opinião?

José Pereira

2 comentários:

  1. Joseph, li o texto abaixo num blog faz tempo e achei pertinente colocar aqui:

    O New York Times desenvolveu uma série de perguntas que os casais devem responder antes de casar, achei bem bacana:

    1) Nós discutimos se queremos ou não ter filhos? Se a resposta for sim, quem será o primeiro responsável pela criança?

    2) Nós temos uma idéia clara das responsabilidades e metas financeiras de cada um, e se nossas idéias sobre como economizar e gastar combinam?

    3) Nós discutimos como os serviços domésticos da casa serão feitos? E nós concordamos com quem irá coordenar as tarefas?

    4) Nós discutimos nosso passado médico pessoal e familiar psicológico e físico?

    5) Meu parceiro é apaixonado no nível que eu espero?

    6) Nós podemos discutir abertamente nossas necessidades sexuais, preferências e medos?

    7) Nós teremos uma televisão no quarto?

    Nós realmente ouvimos um ao outro e consideramos honestamente as idéias e queixas um do outro?

    9) Nós alcançamos um claro entendimento de nossas crenças e necessidades espirituais, e discutimos quando e como nossos filhos serão expostos à educação moral e religiosa?

    10) Gostamos e respeitamos os amigos um do outro?

    11) Respeitamos e consideramos os pais um do outro, e um ou outro está preocupado se os pais irão interferir em nosso relacionamento?

    12) O que minha família faz que te incomoda?

    13) Existe alguma coisa que você e eu não estejamos dispostos a abrir mão por esse casamento?

    14) Se você ou eu receber uma proposta para um emprego melhor em outra cidade, longe da família, estamos dispostos a aceitar?

    15) Nós estamos totalmente confiantes no comprometimento do outro com o casamento e acreditamos que essa relação pode sobreviver independentemente das mudanças que enfrentaremos?

    Desistiu?....rs

    ResponderEliminar
  2. Vera,

    Infelizmente poucos têm conversas deste teor e é fundamental que o façam.

    Depois de responderem a esta lista de perguntas, se as respostas forem satisfatórias. Os candidatos ao casamento terão mais probabilidades de ser felizes.

    Mas quem é que conversa sobre assuntos destes? Muito poucos, penso eu, e o resultado é que um em cada dois casamentos, acaba mal.

    Há cerca de um ano atrás, eu escrevi um texto cujo tema é o planeamento do casamento. Acabei arquivando por não me parecer assunto para este blogue, mas a verdade é que só tenho este!...kkk

    Abraços

    ResponderEliminar