10/12/07

A sua casa é fria ? Veja aqui porquê.

Uma noite destas, fiz uma visita a um casal amigo de longa data. Estas visitas são sempre bastante animadas, pois eles são bons conversadores, e recebem muito bem. A certa altura falou-se de casas frias. E que a deles pertencia a esse grupo. À noite só com esquentadores ligados, se sentiam mais confortáveis.
Eu então pedi que me acompanhassem numa volta pelo piso onde estávamos. Havia cinco janelas e quatro delas ainda tinham as persianas levantadas. E já era meia noite! A proceder daquela maneira, a casa tinha que ser fria e além disso os aquecedores não podiam dar o rendimento esperado, porque estavam a deixar sair o calor pelos envidraçados.
O que se passa é o seguinte: Quando se construi uma casa, tem que ser apresentado na Câmara um projecto térmico, que tem em vista, assim ele seja cumprido, garantir um mínimo de conforto no interior da habitação. Calcula-se as espessuras dos isolantes térmicos para paredes, para a cobertura, para certos pisos que necessitem, e até para placa de tecto do ultimo piso. Nas janelas colocam-se vidros duplos, ou até caixilharias duplas.
Tudo isto encarece a construção, mas é dinheiro bem gasto, porque uma casa onde vamos viver, deseja-se que fique o melhor possível.
Às vezes, durante a construção, são logo alteradas as espessuras dos isolantes térmicos, ou nem colocam o isolante que serviu de base ao cálculo apresentado na Câmara, mas outro mais barato. O resultado é que a habitação perde qualidade no aspecto térmico. Mas mesmo que tudo seja feito com rigor e fique bem isolada, há uma parte que compete às pessoas que vão habitar a casa.
É um procedimento muito simples, mas muito negligenciado. Uma casa durante o dia recebe a visita do sol, que aquece todo o exterior da construção, faz com que o calor se transmita para o interior. As janelas que recebem os raios solares, são uma parte muito importante, na transmissão do calor para o interior dos aposentos.
Quando a noite chega, a temperatura lá fora diminui e tudo que armazenou calor durante o dia, vai esfriando. As janelas, através dos vidros, é dos pontos mais sensíveis no arrefecimento dos aposentos. Quantas vezes os moradores se esquecem de descer as persianas. Pelos vidros sai o calor de dentro para fora e entra o frio de fora para dentro.
Claro que ligam-se os aquecedores, mas também o calor que eles produzem, sofre perdas importantes através dos vidros. E neste caso, não se perde só calor pelas janelas, atira-se dinheiro fora, porque se as persianas estivessem fechadas, talvez nem precisasse de ligar os aquecedores no máximo.
Você tenha atenção a este pequeno pormenor das persianas. Experimente sentar-se, à noite, a meio metro, ou até mais, de costas para uma janela com as persianas levantadas (mesmo com aquecedor ligado) e diga-me se não sente as suas costas esfriarem. É não é?
Portanto, mal comece a anoitecer, desça as persianas! Talvez até possa ligar os aquecedores de modo a gastarem menos energia.
Mas também aconselho a, durante a construção, chamar o engenheiro da obra para verificar se o projecto térmico que ele fez, está a ser cumprido. Isto enquanto for possível ver os isolantes.
José Pereira

2 comentários:

  1. Uau, sempre fechei as janelas antes do sol se por no inverno. Justamente para manter a casa aquecida durante a noite. Além do mais, a cidade onde moro é de clima quente e seco a maior parte do ano. As casas são construídas para clima quente, no inverno ficam frias. Os material do piso é cerâmica, raramente se usa tapete, carpete nem pensar.

    Não sabia da perda de calor através dos vidros, esse post foi uma aula de termodinâmica, adorei!!!! Faz sentido os locais mais frios das casas é sempre o banheiro e a cozinha que não tem persianas.

    ResponderEliminar
  2. Quando o compartmento está orientado de modo que não recebe sol durante o dia, ele forçosamente é mais frio. No verão é o contrário, proteger do sol durante o dia, mas logo que fica na sombra aproveitar para refrescar o aposento. É intuitivo não é?

    Abraços.

    ResponderEliminar