20/12/07

Como está o seu vocabulário ?

Muito poucas pessoas cuidam do seu vocabulário, outros cuidam, mas quando precisam de puxar por uma palavra adequada para aquela conversa, nunca recordam a tal palavra, que cairia tão bem naquela frase!

Eu tive um colega de turma, no liceu, que praticava um exercício diário, cujo fim era melhorar a sua conversação, aprendendo novas palavras. Como era o exercício? Muito simples, requer apenas persistência. Ele, todos os dias, ia ao dicionário, copiava para uma agenda, que comprou só para esse efeito, uma palavra e o seu significado, e três ou quatro vezes ao dia,consultava a agenda de modo a decorar a palavra escolhida. Dizia o rapaz, que no fim de um ano, saberia mais 365 palavras do que quando começou. Nunca ficamos a saber se o resultado correspondeu às suas expectativas. Nem qual era o critério de escolha. Mas julgo que tanto poderia ter começado pela letra "A", como poderia abrir o dicionário aleatoriamente e escolher a palavra, nas páginas em que abria. Mas isso nem seria o mais importante. Fundamental seria ter a palavra do dia.
Inclua nos seus planos para 2008, fazer uma coisa semelhante! Enriquecerá o seu vocabulário, ao mesmo tempo que verifica se é disciplinado.

2 comentários:

  1. Conheço outra técnica:
    O processo é parecido, escolha uma palavra qualquer no dicionário. Durante o dia crie frases usando essa palavra na fala e escrita, assim não esquecerá e ampliará seu vocabulário.

    Amplexos

    ResponderEliminar
  2. A sua técnica ainda é melhor. Eu não sei se o rapaz usava esse processo. Só ficou na minha memória a escolha diária de uma palavra.

    Espero que os futuros leitores deste post, leiam também o seu comentário. Tiram maior proveito.

    Amplexos.kkk (genial!)

    ResponderEliminar