25/11/09

Boa Educação: Precisa-se!



Aquele banco onde a menina pousou o pé era mesmo onde eu ia me sentar.É que eu também gosto de ir à janela, mas como o pezinho deve ser mais importante que uma pessoa,e como havia mais assentos disponíveis, ela achou que eu devia procurar outro lugar.

Não fiquei aborrecido, já estou habituado a ver esta falta de educação, nos autocarros. Não sou um utilizador diário deste meio de transporte, mas por estranha coincidência, quase sempre que os utilizo, vejo coisas destas e outras ainda piores.

A garota era uma adolescente, e na adolescência já é habitual saber como viver em sociedade. Nessa idade já se aprendeu a ter "boas maneiras". Mas aquela menina não sabe ainda o que é isso.

Os pais provavelmente também não sabem e portanto nunca devem ter-lhe ensinado essa coisa tão insignificante que é: não-pôr-os-pés-em-cima-das-cadeiras.

Mas não são só estes jovens que ainda estão crescendo que se comportam desta maneira, é muito frequente ver adultos sentarem e colocarem o pé no banco da frente, nos autocarros,com a maior descontracção, demonstrando uma falta de civismo confrangedora.

Felizmente, eles representam uma minoria, mas chegam e sobram para incomodar os que têm educação.

Ainda outro dia, viajei num autocarro e assisti a uma cena semelhante, mas com a agravante de um rapaz ocupar com o pé o único lugar vago, e havia pessoas de pé. Trazia enfiado nos ouvidos uns auriculares e olhava para o exterior, com um estranho olhar fixo, de quem está vendo algo de transcendente.

Mas a realidade é que ele nem via nem ouvia o que se passava à sua volta.Digo isto porque ele não viu nem ouviu, uma senhora que acabara de entrar, pedir licença para sentar. Só quando ela lhe tocou na perna,o rapaz olhou e tirou o pé. Mas a senhora antes de sentar, limpou com um lenço o local onde estivera o sapato.

Sem dizer uma palavra a senhora deu uma lição ao rapaz, mas duvido que ele tenha tirado algum proveito.

Até à próxima.

6 comentários:

  1. Olá Jose,

    Infelizmente a falta de civilidade também é uma constante no Brasil.

    Apesar de se ver com menos frequência alguém por os pés no banco do ônibus (aqui o autocarro se chama assim), geralmente há um adolescente sentando no lugar reservado a pessoas idosas. Fico tão chateado como você ficou.

    A senhora que limpou o banco com o lenço deu uma lição ao rapaz, e você contribui com a sociedade com esse artigo. Parabéns!

    Um abraço, e obrigado pela visita e comentário no meu blog.

    ResponderEliminar
  2. Iúri,

    Agradeço a sua visita e observo que também não aprova atitudes pouco civilizadas como a da foto ou de ocupar os lugares para idosos, por pessoas ainda jovens.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá José!
    Adolescentes são complicados, se acham donos do mundo, e sim, falta mesmo educação vinda por parte dos pais.
    Como o Iúri disse, ocupar lugar para idosos é absolutamente normal aqui no Brasil, mas não só pelos adolescentes.
    A falta de educação vem de casa, e acho que a escola não ajuda muito também...
    Fazer o que.. o jeito é sempre ter um lenço no bolso!
    Um abraço e bom ano novo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra,
    Agradeço a sua visita, e ... o seu bom humor. :)

    Quando tudo falha, utiliza-se o lenço. Gostei.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joseph, vim visitar seu blog.
    Esse foi o primeiro post que li, gostei muito, penso como você. Educação não se compra na esquina, vem do berço, de casa.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Olá Vera,

    A sua visita me dá muita satisfação. Vejo que também não gosta destas atitudes que revelam falta de educação. Aqui vê-se muito, sobretudo jovens,mas não só, com o pezinho no banco da frente, eu penso que há em todo o lado, infelizmente.

    Mais uma vez obrigado pela sua visita.
    Abraços.

    ResponderEliminar