Aquele banco onde a menina pousou o pé era mesmo onde eu ia me sentar.É que eu também gosto de ir à janela, mas como o pezinho deve ser mais importante que uma pessoa,e como havia mais assentos disponíveis, ela achou que eu devia procurar outro lugar.
Não fiquei aborrecido, já estou habituado a ver esta falta de educação, nos autocarros. Não sou um utilizador diário deste meio de transporte, mas por estranha coincidência, quase sempre que os utilizo, vejo coisas destas e outras ainda piores.
A garota era uma adolescente, e na adolescência já é habitual saber como viver em sociedade. Nessa idade já se aprendeu a ter "boas maneiras". Mas aquela menina não sabe ainda o que é isso.
Os pais provavelmente também não sabem e portanto nunca devem ter-lhe ensinado essa coisa tão insignificante que é: não-pôr-os-pés-em-cima-das-cadeiras.
Mas não são só estes jovens que ainda estão crescendo que se comportam desta maneira, é muito frequente ver adultos sentarem e colocarem o pé no banco da frente, nos autocarros,com a maior descontracção, demonstrando uma falta de civismo confrangedora.
Felizmente, eles representam uma minoria, mas chegam e sobram para incomodar os que têm educação.
Ainda outro dia, viajei num autocarro e assisti a uma cena semelhante, mas com a agravante de um rapaz ocupar com o pé o único lugar vago, e havia pessoas de pé. Trazia enfiado nos ouvidos uns auriculares e olhava para o exterior, com um estranho olhar fixo, de quem está vendo algo de transcendente.
Mas a realidade é que ele nem via nem ouvia o que se passava à sua volta.Digo isto porque ele não viu nem ouviu, uma senhora que acabara de entrar, pedir licença para sentar. Só quando ela lhe tocou na perna,o rapaz olhou e tirou o pé. Mas a senhora antes de sentar, limpou com um lenço o local onde estivera o sapato.
Sem dizer uma palavra a senhora deu uma lição ao rapaz, mas duvido que ele tenha tirado algum proveito.
Até à próxima.
Olá Jose,
ResponderEliminarInfelizmente a falta de civilidade também é uma constante no Brasil.
Apesar de se ver com menos frequência alguém por os pés no banco do ônibus (aqui o autocarro se chama assim), geralmente há um adolescente sentando no lugar reservado a pessoas idosas. Fico tão chateado como você ficou.
A senhora que limpou o banco com o lenço deu uma lição ao rapaz, e você contribui com a sociedade com esse artigo. Parabéns!
Um abraço, e obrigado pela visita e comentário no meu blog.
Iúri,
ResponderEliminarAgradeço a sua visita e observo que também não aprova atitudes pouco civilizadas como a da foto ou de ocupar os lugares para idosos, por pessoas ainda jovens.
Abraço.
Olá José!
ResponderEliminarAdolescentes são complicados, se acham donos do mundo, e sim, falta mesmo educação vinda por parte dos pais.
Como o Iúri disse, ocupar lugar para idosos é absolutamente normal aqui no Brasil, mas não só pelos adolescentes.
A falta de educação vem de casa, e acho que a escola não ajuda muito também...
Fazer o que.. o jeito é sempre ter um lenço no bolso!
Um abraço e bom ano novo!
Olá Sandra,
ResponderEliminarAgradeço a sua visita, e ... o seu bom humor. :)
Quando tudo falha, utiliza-se o lenço. Gostei.
Abraço.
Olá Joseph, vim visitar seu blog.
ResponderEliminarEsse foi o primeiro post que li, gostei muito, penso como você. Educação não se compra na esquina, vem do berço, de casa.
Abraços
Olá Vera,
ResponderEliminarA sua visita me dá muita satisfação. Vejo que também não gosta destas atitudes que revelam falta de educação. Aqui vê-se muito, sobretudo jovens,mas não só, com o pezinho no banco da frente, eu penso que há em todo o lado, infelizmente.
Mais uma vez obrigado pela sua visita.
Abraços.