14/10/07

O futuro começa hoje. Pense nisso.

A taxa de desemprego entre os que terminam os seus estudos universitários, é elevada. Por esse
motivo, é necessário começar agora, que ainda é estudante, a organizar os seus pensamentos, em relação à vida depois do curso.
Quando uma crise como esta, se instala, uma das coisas que se deve tentar, é melhorar o seu currículo. Pense em pós-graduações ou doutoramentos. Quando a conjuntura melhorar, você estará melhor preparado para arranjar um emprego.
Também poderá emigrar para um país estrangeiro, mas faça uma análise cuidada. Sei que nem todos gostam de abandonar a família, ou não tem interesse em sair de Portugal. Nesta altura, lá fora a conjuntura também não está famosa. Mas sempre é mais fácil encontrar trabalho.
Uma terceira hipótese, é a criação do seu próprio emprego. Se está frequentando um dos últimos anos do seu curso,e refiro-me a qualquer faculdade, tem tempo de planear com cuidado, e encontrar um nicho de mercado em que possa fazer sucesso. Pode até ter um colega que esteja com as mesmas ideias. E os professores, certamente lhe vão dar umas dicas. Fale com eles,não desperdice o seu tempo.
É evidente que vai ter um acréscimo de trabalho, mas pode valer a pena. E lembre-se que o sucesso só aparece antes do trabalho, no dicionário. Na vida real não é assim
José Pereira

2 comentários:

  1. Em casa, acabo de verificar o amável comentário que havia feito no meu blog, em Abril! Algo que já pessoalmente me fez sentir... Obrigado.
    De qualquer modo, tive agora tempo de ler o seu blog e com que prazer! Cá em casa todos apreciamos: a qualidade da escrita, a originalidade, a organização, as fotografias... Parabéns. Gostei de conhecê-lo e espero reencontrá-lo muitas vezes. Um abraço
    18.11.2007 Alberto Pacheco (abertoaoeco)

    ResponderEliminar
  2. Foi um prazer ler o seu comentário.Agradeço a sua
    simpatia.
    Abraços.

    ResponderEliminar