12/07/10

BLOQUEIO CRIATIVO CRÓNICO.

Parece ser este é o meu estado permanente, como se pode ver pelo tempo que demoro a publicar qualquer novo artigo. A minha opinião é que para se escrever um texto,as duas condições necessárias são: Ter uma ideia que eu considere minimamente razoável, e ter vontade de escrever.

Fácil não é? Eu acho que não. A ideia razoável de ontem à noite, hoje já não tem graça nenhuma e a vontade de escrever que ontem não apareceu, essa continua ausente, hoje.

Por estranho que pareça, quando uma delas aparece, a outra teima em estar ausente. É um problema, não é?

Até tenho lido alguns artigos que muitos blogueiros escrevem ensinando a resolver os bloqueios e escrever textos de qualidade. Pois é, mas comigo nem sempre dá, eu explico porquê.

Quando me surge uma ideia, e a vontade de escrever não está por perto, eu tomo nota da ideia (como ensinam os que sabem muito destas coisas) e fico esperando pela vontade de escrever. Às vezes demora quinze dias,um mês, outras vezes mais tempo.

Não aconselho a ninguém o uso deste meu método, porque deixar o blogue sem actualizações é muito prejudicial. Eu próprio sei que é mau sistema, mas no meu caso particular, como tenho uma outra ocupação principal que é muito exigente, e da qual eu vivo, acho que estou desculpado.

Digamos que com este texto pretendo, mostrar o que não se deve fazer.

Lembro-me que uma das ocasiões em que o desejo de escrever apareceu, foi de noite (muitas vezes me acontece isto), de mansinho lá veio ele e zás… colou em mim. O efeito foi imediato, isto é, instantaneamente eu senti um furioso desejo de teclar. Como não ficar feliz, se a ideia já cá estava esperando há oito dias pela vontade de escrever!

Levantei-me da cama, (porque o danado apanhou-me na horizontal, lendo um livro), e a minha mulher, com aquele sono leve que as mulheres têm, acordou e perguntou se estava tudo bem comigo, disse que sim, e esclareci que ia escrever umas coisas no computador.

Não sei porquê, mas ela achou estranho que às 2 horas da madrugada eu fosse escrever no computador! Então ela disparou uma daquelas frases assassinas que esvazia o ego de qualquer potencial escritor: “Tem- juízo- e- vem- mas- é- deitar-te- que- amanhã- é- dia- de- trabalho!” . Para quê entrar em explicações quando a nossa interlocutora está meio adormecida? Fiz-lhe a vontade e deitei-me!

Voltei a abrir o livro que estava a ler, mas ainda sentia uns restos de adrenalina e procurei nas gavetas da mesa de cabeceira o caderninho e a caneta que deviam lá estar, mas não estavam. Nunca aparecem quando são precisos!

Já não consegui retomar a leitura, e deitado, fiquei a olhar para o tecto, imaginando o belíssimo texto que poderia ter escrito se não tivesse corrido tudo mal; E acabei adormecendo. No dia seguinte, tive um dia cheio que nem um ovo e já nem me lembrei escrever.

Em condições normais, quando os elementos necessários (a ideia e a vontade de escrever),estão presentes , eu faço um texto com base numa das ideias que antes anotara. E segundo aprendi com quem sabe (e são muitos), não publico e deixo para fazer uma leitura no dia seguinte, que acaba ficando para uma semana depois.

Quando leio o que escrevi na semana anterior, quase nunca gosto do texto, então faço algumas modificações e fica em banho-maria mais uns dias, até que eu volte a ler e decida, se vou ou não publicar. Se os meus leitores soubessem quantos textos já eliminei! Não me diga que também devia ter eliminado este? É que estou num daqueles dias de tolerância máxima comigo mesmo, além disso estou pressionado pelo “tenho que publicar hoje”!

Estes são alguns motivos que fazem com que eu publique tão pouco. Mas ainda não desisti porque tenho fundadas esperanças de, como alguns colegas blogueiros, vir a escrever três artigos por dia.

Até à próxima

11 comentários:

  1. Hahahaha, todo mundo passa por isso Joseph. Não se aflija, a inspiração vem qdo menos esperar.
    Esse artigo por exemplo está muito bom, adorei.
    Ah, explique à sua esposa que qdo tiver inspiação, precisa escrever na hora. Inspiração não sabe ver as horas.....rs

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Vera, a inspiração aparece quando quer, não avisa nem sabe ver as horas. A vontade de escrever tem a mesma forma de proceder. Não sei porque não se entendem!

    Obrigado pela visita e pelo bem humorado comentário, pelo menos você não tem problemas de inspiração!... rs

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Oi Joseph

    Também gostei muito do texto, porque é simples, verdadeiro e não foi muito pensado, as coisas espontâneas agradam mais com certeza.

    Eu também tenho esse problema, as vezes as ideias só me chegam nas horas mais impróprias e muitas é na hora de dormir, cheguei a obedecer ao institno, mas hoje só rascunho a ideia e vou dormir, porque se deixar eu não durmo, só penso e escrevo, rs

    Creio que todo blogueiro vive essa fase, te acalma, escreva quando seu corpo e sua mente estiverem aptos pra isso, sem cobranças.

    Sem querer lendo aqui você até me inspirou a escrever um texto, depois que ficar pronto te mando o link.

    Um Abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Oi Ana Karenina,

    Você acertou, foi como quem conversa com um amigo, mas nem sempre acontece assim.

    É curioso como as ideias aparecem! Talvez porque estamos mais soltos e descontraidos.

    Fico feliz por a ter inspirado para um novo artigo. Ficarei esperando!... rsrs

    Obrigado pela sua visita.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Um blog nada mais é do que um diário virtual, e são as coisas do dia a dia que mais escrevemos. Bloqueios são normais e como não podemos viver 24 horas no teclado, nem sempre dá pra escrever o vem na cabeça.E as vezes uma boa matéria surge quando não temos como passar pro papel, vc não faz idéia de quantos textos já vieram na minha mente, mais que por outros motivos não pude colocar no Blog, sem contar quando mudo de pensamento com relação ao que escrevi.Algo bem normal para mim. Continue fazendo como vc faz, é assim que um blog desperta o interesse de quem lê. Bjsss

    ResponderEliminar
  6. Olá Marcia,

    É isso mesmo, e o importante também, é não ficar preocupado por não postar. Ainda não perdi a esperança de conseguir publicar, pelo menos um por semana.

    A Marcia, ultimamente tem publicado com uma regularidade sensacional! Continue, para satisfação dos seus leitores!

    Obrigado pelo seu comentário.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Oi Joseph

    Conforme havia lhe falado, seu texto me inspirou a escrever um texto sobre esse assunto, então te passo aqui o link: http://www.osinvicioneiros.com.br/2010/07/o-que-acaba-com-sua-inspiracao-para.html

    Valeu!

    Um Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana Karenina,

    Venho mesmo agora de "osinvicioneiros" onde li o seu magnífico texto. Interessante como você refere motivos de bloqueios que ninguém se lembrou, mas que em muitissimos casos, existem mesmo!

    Além da boa leitura que me proporcionou quero agradecer o seu link.

    Obrigado pelas duas coisas!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. Olá amigo José,

    Há tempos li seu post, e voltei somente agora para registrar meu comentário.

    Não se preocupe, o "bloqueio" acontece às vezes. Vez em quando eu sento em frente ao computador para escrever um novo post, mas nada sai... Aí é hora de tomar um ar, e deixar para depois.

    Mas o importante é não desistir: uma hora a inspiração volta! Nem que seja com muita transpiração, risos.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  10. Olá Iúri,

    O meu "bloqueio" desta vez está a ser demais e estou mais voltado para comentar nos blogues de que gosto (o seu por exêmplo)do que para escrever no meu.(risos)

    A inspiração há-de voltar e quando ela chegar eu vou ver se aproveito.

    Agradeço muito o seu comentário e a força que me dá.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Iúri, não repare no "Joseph disse", mas já sabe que quando comento com a conta do Google ( e julgo que é o que faço sempre) aparece o Joseph. Mas prefiro o José.

    Abraço amigo do
    José

    ResponderEliminar