03/04/10

O Chico Esperto

Quem já não tropeçou, ao longo da vida, num Chico Esperto? Essa figura aparece em toda a parte: Na Faculdade, na Fila de espera, na Empresa, em qualquer lugar, lá está o sujeito procurando tirar vantagens das mais diversas situações.

NA FACULDADE

É aquele aluno simpático e bem-humorado,que não tem amizade por ninguém mas que se dá bem com todos. Estudar as matérias não é com ele. Prefere copiar, e o seu objectivo desde os primeiros dias de aulas é descobrir um colega bom aluno, que esteja disposto a deixá-lo copiar nos dias dos testes.

E no dia da prova, ele vai estar no lugar mais próximo da "vítima" para poder copiar.O problema é quando aparece um outro Chico Esperto: Uma vez toda a turma presenciou uma disputa por causa do melhor lugar, com ameaças de "lá fora a gente conversa".

NA FILA DE ESPERA

Ele ultrapassa toda a gente e chega junto ao que está na cabeça da fila e diz que só quer fazer uma perguntinha rápida no balcão. Quando sai, ouve alguns protestos dos que esperam na fila, mas ele é descarado e o que lhe interessa é que já resolveu o seu problema.

NA EMPRESA

Aqui é mais grave e às vezes prejudica os colegas de trabalho. O seu objectivo é atingir na hierarquia, o posto mais elevado que lhe for possível. Quem pretender subir de posto pelo mérito, que se cuide porque os métodos do Chico Esperto são modernos e actualmente, mais apreciados. Ele sabe usar a lisonja como ninguém e é hábil a descobrir com quem funciona.

O Chico Esperto geralmente não é trabalhador nem competente, mas tem outras características que causam muito efeito. Fala bem e esbanja simpatia e está sempre disponível para um coffee break ou almoços onde ele possa saber novidades e, em dia de sorte, "apanhar" qualquer notícia importante.

Depois de descobrir alguma coisa que lhe interessa, é rápido a actuar e usa da maior discrição. Nesta fase é um especialista em não dar nas vistas.

Ele é cativante com as pessoas que lhe possam ser úteis e para o conseguir utiliza qualquer meio. Como "trabalha" bastante nestas campanhas de descobertas e conquistas, acaba por quase nunca estar onde devia estar, ou seja, no seu lugar de trabalho.

Mas isso é um detalhe que ele resolve com facilidade: aquele que eu conheci, trazia de vez em quando,uns croissants e outros produtos de confeitaria, que oferecia às pessoas que trabalhavam com ele. Desse modo, sempre que alguém perguntava por ele, recebia invariavelmente uma boa explicação para a sua ausência.

E assim vai fazendo dos outros, seus cúmplices, sem que estes se apercebam. Esta maneira de ser também lhe traz dissabores que ele ultrapassa, mostrando-se muito ofendido, negando, falando da transparência que usa,e arruma o assunto dizendo que tudo o que faz é no interesse da empresa.

Eu conheci um Chico Esperto (como lhe chamavam), lá na Empresa onde trabalhei em início de carreira. Nunca me prejudicou porque pertencíamos a secções diferentes, e até nos dávamos bem e algumas vezes rimos das maneiras dele.

Pois esse rapaz, três anos mais tarde, já ocupava um importante lugar na hierarquia do grupo a que a empresa pertencia. Dizem que foi uma nomeação por confiança política, mas a curiosidade é que ninguém lhe conhecia qualquer preferência partidária.Nunca vi aquela alma discutir política.

Inclino-me mais para a "teoria" de que o Chico Esperto, não é amigo de ninguém, e só abrirá uma excepção para quem lhe der algo de importante em troca. E parafraseando o poeta:"esse amor será eterno enquanto durar".

Você já conheceu alguém com estas características ?

Até à próxima

5 comentários:

  1. Olá José,

    Uma bela reflexão sobre um personagem tão comum no nosso dia-a-dia. Esse Chico Esperto é o famoso "político" que aperta as mãos de todos e adora fazer, como dizem aqui no Brasil, um "social" - está em todos os eventos.

    Acho difícil alguém nunca ter encontrado um personagem assim, ele é mais comum do que gostaríamos. O que procuro fazer quando encontro esse tipo é fazer a política da boa vizinhança, sempre de olho para que ele "não pegue" o que é meu.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Iúri!

    É isso mesmo. Ele existe em toda a parte e as características são tão semelhantes!Podemos mudar de país, mas está sempre lá esse personagem.

    Muito obrigado pela sua visita e pelo seu bem observado comentário.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Joseph,

    Esse é o famoso interesseiro, um dia a máscara cai. Aí será tarde demais pra juntar os pedaços.

    Tive um colega assim na faculdade, foi desmascarado na apresentação da monografia ou TCC (trabalho de conclusão de curso). A banca fez perguntas que ele não soube responder, porque havia pago a outra pessoa para fazer o trabalho. Então perguntaram: Fulano, foi você que fez essa monografia? Ele confessou que não. Teve que refazer tudo sozinho em 15 dias. É mole?

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Me lembrei de outro episódio.
    Foi na fila de um supermercado atacadista. Estava eu esperando a minha vez, então aparece uma adolescente esbanjando saúde com um pacote de biscoito na mão, me pediu pra passar na frente. Respondi: Porque deveria? Estou na fila há 20 minutos, você não pode entrar na fila por qual motivo? A moça arregalou os olhos, ficou sem ação e foi para o caixa ao lado tentar o mesmo golpe com outra pessoa.

    Oras, se ela fosse gestante, idosa ou deficiente, daria a vez sem problema. Como se tratava de pura esperteza, respondi a altura.

    Abraços espertos...rs

    ResponderEliminar
  5. Olá Vera,

    Você já encontrou, pelo menos, dois tipos de pessoa que nós aqui classificamos de "Chico Esperto". Esses deram-se mal com as tentativas de poupar tempo e trabalho à custa dos outros.

    Mas muitas vezes eles conseguem, e quando assim é,vão contar aos amigos as suas façanhas.

    Não gosto mesmo nada de quem pratica essa actividade de chico espertismo.

    Agora, de que gostei foi da sua visita e dos comentários.

    Abraços!

    ResponderEliminar