08/03/10

Dia Internacional da Mulher

Mais um Dia Internacional da Mulher. Eu no lugar das senhoras não gostaria que este dia lhes fosse dedicado (nem este nem outro qualquer), porque faz passar a ideia de que os restantes 364 dias são dos homens!

Já sei que esta moda de atribuir dias por tudo e por nada é apenas uma questão de Marketing. É preciso criar eventos que aumentem as vendas. Mas sinceramente não gosto, e até, como neste caso, acho humilhante.

Será que neste dia os homens são mais atenciosos com as suas companheiras e com as mulheres em geral? Talvez, não sei. Quanto a mim, mantenho a mesma postura dos outros dias. Isto é, sou sempre amável com o sexo oposto, e nem outra coisa seria de esperar de uma pessoa civilizada.

Outra coisa é constatar que existem ainda muitos preconceitos que dificultam a vida, ao sexo feminino, principalmente no aspecto profissional. Na faculdade elas são melhores do que nós os homens. Mas quando acabam os estudos existe o tal "tecto de vidro" que não as deixa subir. As que conseguem, ganham menos que os seus colegas masculinos. Mesmo as que não sobem ganham menos.

Mas a culpa será só da sociedade masculinizada? Leiam esta história passada comigo.

Na área da Engenharia Civil, uma das actividades que exerço,é a de avaliação de prédios, o que me leva muitas vezes a deslocar-me a várias cidades e outras pequenas povoações, para ver moradias e apartamentos. Quando não conheço os locais preciso de instruções para conseguir lá chegar.

Daí que seja sempre necessário uma ligação telefónica para marcar o dia, a hora e pedir que nos indiquem algumas referências que facilitem a descoberta do prédio a avaliar.É que chega a ser bastante difícil, quando se trata de casas à beira de estradas, ou em pequenos aglomerados populacionais.

Um dia, telefonei,fui atendido pela proprietária, e depois de marcar o dia e a hora
em que iria, seguiu-se o pedido de umas dicas para lá chegar. A senhora, amavelmente me indicou o caminho enquanto eu tomava notas para não esquecer.

Aconteceu que uma hora depois, eu voltei a telefonar para mudar o horário (tinha havido uma desistência de um outro cliente)e voltei a ser atendido pela proprietária, que me disse isto: Ainda bem que telefona, é que as indicações que lhe dei estão erradas. Desculpe, sabe ... eu sou mulher. Vou passar ao meu marido que ele é que sabe.

Eu bem tentei: disse-lhe que me explicasse melhor o caminho eu iria lá chegar, mas ela achou mais simples chamar o marido que ele explicaria melhor.

Como é possível que em pleno séc. XXI, ainda haja alguém que pense que ser mulher lhe confere uma capacidade menor do que a do companheiro. Talvez tenha sido ele que a convenceu disso. Mas isto é apenas um caso que não permite generalizar.

Nestas minhas andanças, nunca notei qualquer superioridade dos homens. O que aprendi foi que os eles indicam o caminho de uma maneira e as mulheres têm outro estilo, que até me parece mais interessante.

Por exemplo: Um homem dirá,siga pela estrada tal, ande 3 km, vire na primeira à direita, ande cerca de 1 km e é aí.Se tiver dúvidas basta perguntar qual é a casa do José Mateus, que todos me conhecem.

Já uma mulher dirá: Siga pela estrada que tem árvores dos 2 lados, vai encontrar do lado direito uma casa branca que tem um jardim na frente com uma árvore enorme, passando essa casa encontra uma cruz de pedra na beira da estrada, volta à direita e segue em frente. Quando vir uma casa branca com um grande portão verde, a nossa casa é logo a seguir.

É evidente que não há inferioridade intelectual com base no sexo. Há sim é muito preconceito que precisa de ser banido quanto antes.

Além disso já não estamos no séc. XVII, em que a sociedade (dominada pelos homens e aceite pela maioria das mulheres)dizia que "a mulher só precisava saber ler para compreender o marido". Muito caminho já se percorreu mas ainda falta bastante, que deve ser ultrapassado a correr.

Não acham?

5 comentários:

  1. Olá Jose,

    O que dizer do seu texto? Simplesmente fantástico!

    Realmente tratar as mulheres com mais atenção e carinho somente nesse dia é um grande equívoco. Eu valorizo muito as mulheres com quem convivo e trabalho. Sem dúvida toda mulher tem muito a contribuir na vida dos homens.

    Gostei mesmo da forma como você diferenciou a indicação de um caminho entre homens e mulheres, ficou ótima! Realmente parece ser assim mesmo.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá Iúri,

    É verdade, desde sempre as mulheres têm sido bastante maltratadas,e com isso os países estão perdendo as enormes capacidades que elas possuem.

    O Iúri também reconhece essa capacidade, mas esta situação está sendo corrigida com muita lentidão, não é?

    Agradeço muito o seu comentário.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. A haaaa, Joseph, você descreveu a explicação masculina e feminina exatamente como no livro que lhe indiquei outro dia. Compre e leia-o!

    É assim mesmo, as mulheres usam pontos de referência, como árvores, casas bonitas, cor do portão e qualquer coisa que chame a atenção no caminho.

    Os homens são matemáticos e objetivos, usam km a percorrer, direita esquerda, pontos cardeais (N, S, L, O), coordenadas geográficas, são verdadeiros GPS.....rss

    De ambas as formas se chega ao endereço indicado!!! ;)

    Beijo na bochecha direita.......kkkkkkk

    ResponderEliminar
  4. Mas pode crer que ainda não comprei o livro! Foi simplesmente com base nas minhas observações. Este modo de dar informações tem acontecido muitas vezes.

    A propósito: Coloquei o seu blogue na lista dos meus preferidos. São poucos, mas é porque tenho andado distraído.

    Beijo nas duas bochechas...kkkkk

    ResponderEliminar
  5. Oi Joseph vi que adicionou meu blog na sua lista, me sinto honrada! Obrigada!
    Também adicionei o seu ontem.

    Nossa, quantos beijos matemáticos.....rs

    Abraço

    ResponderEliminar