27/09/09

Condomínio Como Este,Não!

O Nuno foi dos últimos a ir viver para aquele Condomínio que tinha todas as condições para ele a mulher e a filha, viverem tranquilamente. Situado em frente ao mar, construção nova e de boa qualidade. A tipologia das habitações, quase todas T4, pelo seu elevado preço, seleccionava os compradores. Tudo agradou à família.

O vendedor até lhe tinha oferecido a lista dos moradores do prédio. Ele reparou que, com excepção de dois empresários, os restantes eram possuidores de títulos académicos, facto que não sendo fundamental,pelo menos deixava a ideia de se tratar de pessoas com educação.

COMEÇAM OS PROBLEMAS

O primeiro sinal de que a realidade não era bem a que o Nuno esperava, foi dado pela vizinha do lado, que utilizava a rádio e a televisão com o som tão elevado que incomodava seriamente a família.

Ele aguentou uns dias, mas como o barulho era diário, resolveu falar com os vizinhos. Tocou à campainha, e quando tentava explicar à senhora o incómodo que o barulho estava a causar, esta interrompeu dizendo que a TV estava num som perfeitamente normal. Informou-o de que se ele quisesse mais algum esclarecimento, devia ir ao escritório do marido, onde seria atendido. Esta foi a primeira guerra que o Nuno “comprou”. Nunca mais falou com esses vizinhos.

Outra situação que desgostou o meu amigo, foi que depois de ter sido aprovado em reunião de condóminos, que só seria permitido o transporte de animais, em um dos dois elevadores(e ficara definido qual o elevador para esse fim), um dos moradores  transportava, em qualquer dos elevadores o seu enorme cachorro.

 

Claro que o Nuno, quando teve oportunidade, acabou por perguntar ao senhor se o outro elevador onde se transporta os animais estava com avaria. O senhor não gostou e respondeu: Porquê a pergunta, o senhor conserta elevadores? Obviamente que discutiram. Foi a segunda guerra que o Nuno “comprou”. Nunca mais falaram um com o outro.

 

OS PROBLEMAS CONTINUAM

O prédio ainda não tinha quinze meses de uso, quando nas paredes de um elevador apareceu esta frase:”Amo-te. Agora descobre quem eu sou e quem és tu”. Tinha sido escrita com um canivete, muito vincada, e estragou o revestimento da parede.

Por esta altura, houve uma reunião de condóminos em que o Nuno verificou que várias pessoas tinham problemas entre si. Ele também entrou na discussão quando alguém falou do barulho que alguns moradores faziam. Foi uma reunião muito desagradável.

Ainda há outro problema: o vizinho do lugar de aparcamento estaciona a viatura de forma desleixada, às vezes dificultando a manobra do Nuno.

Tudo piorou quando algum tempo depois, um condómino construiu uma marquise na varanda da fachada principal, sem pedir a necessária autorização. Já tiveram duas reuniões até de madrugada, com discussões e insultos. Vai ser apresentada uma queixa, na Câmara.

Diz o meu amigo que é incrível como no mesmo prédio o acaso juntou indivíduos com boa posição social, mas de tal modo arrogantes, que não admitem qualquer espécie de limitações aos seus actos, e  não têm a menor consideração pelos outros.

Ele está bastante aborrecido com o ambiente que se vive naquele prédio. Diz que é um sacrifício ter que se cruzar todos os dias com aquelas pessoas.

CONCLUSÂO

Conheço alguns casos como o do meu amigo, porque visito muitos prédios quando faço Avaliações. As pessoas, quando adquirem uma habitação não tomam os necessários cuidados. Depois sofrem desilusões enormes.

É uma boa prática, se vai adquirir um habitação usada, verificar o estado de conservação, saber que obras foram feitas no prédio, quando foram realizadas,ver se encontra algum defeito, humidades, paredes rachadas.Veja e experimente o seu lugar de aparcamento, zona de manobras, bem como a subida e descida nas rampas.

Veja se as zonas comuns estão limpas, pergunte qual é o valor da mensalidade do Condomínio e se está pendente alguma acção contra o construtor.

Observe o local, está estabilizado? há oficinas ruidosas? má vizinhança?

Lembre-se do que aconteceu com este meu amigo e procure saber se há problemas entre os moradores. Todo o cuidado é preciso pois comprar uma habitação custa muito dinheiro!

Certamente esqueci de outros cuidados a ter,se souber de mais alguns sinta-se à vontade para os dizer, só terei que lhe agradecer.

Até à próxima.

 

2 comentários:

  1. A questão do barulho dos vizinhos foi resolvida no Brasil, tem uma lei para novos empreendimentos imobiliários.

    A espessura das paredes será maior, com isolamento acústico em seu interior. Justamente pra não se ouvir os sons que vem do vizinho. Achei sensacional! Os prédios antigos não tem esse recurso, só se reformarem aos poucos.

    Pena ainda não terem inventado uma lei para as boas maneiras e política de boa vizinhança....rsssss

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Vera,

    Aqui também há o Regulamento Geral sobre o Ruído que saiu no ano de 1987, mas a experiência é que vai ensinando a executar convenientemente, o que manda o regulamento. Os novos edifícios já estão melhores, nesse aspecto, mesmo assim, o ruído arranja sempre maneira de passar para o apartamento vizinho.

    Agora para as boas maneiras não existe. E quando os pais não ensinaram...

    O que eu acho curioso é que o gráu de instrução não é garantia de boa educação!

    Abraços.

    ResponderEliminar